www.mssb.com.br
http://www.oserigrafico.com.br/
Busca
Serigrafia
Tampografia
Transfers
Signs
Luminosos
Brindes
Outdoor
Agências
Outros
Central de Notícias
Arquivo de Notícias
Acervo Técnico
ENQUETE
Como você vê o mercado de serigrafia atual?

Melhores técnicas
Melhores máquinas
Melhores produtos
Melhores substratos
Sem melhoras

Votar
Enquetes anteriores
Patrocínio:
O Serigráfico
HomeAdicionar aos Favoritos
São Paulo - Domingo, 20 de Abril de 2014
Fremplast lança Kit Index Color

Kit para indexação de cores está ao alcance de todas as estamparias

A Fremplast, em parceria com Claudemir Previtalli, da Previtec - que a partir de janeiro assumiu a Gerência Geral da linha de plastisóis – uniram forças com os maiores especialistas em ilustração e separação de cores indexadas - J.A Torquato e Marcelo Azalim - para a realização de um trabalho inédito no Brasil, o Kit Index Color. A principal idéia é fazer com que as estamparias possam realizar cada vez mais estampas diferenciadas, saindo um pouco do básico. “Quero deixar claro que indexação de cores não é moda. Isso já tem mais de 20 anos EUA, é um processo técnico que permite criar estampas com cores e imagens mais realísticas para o processo de estamparia”, afirma Previtalli.

O kit Index Color Fremplast é completo e acompanha uma apostila digitalizada em DVD para você aprender como realizar estampas realísticas com cores indexadas. Além disso, foi desenvolvida uma nova linha de tintas especiais, a ECOPLAST INDEX COLOR, uma linha de tintas livre de metais pesados e ftalatos, proporcionando um toque super macio. A linha já vem pigmentada com cores personalizadas, com 17 cores prontas para serem utilizadas no processo da separação de cores, podendo ser adicionadas na paleta do Photoshop para utilizar nas separações. Também acompanha uma camiseta preta estampada e um arquivo em JPGE dos filmes separados para a análise das nuances dos meios tons da imagem.

O projeto também conta com um site especialmente desenvolvido para assuntos Index Color (www.indexcolor.com.br). “O objetivo é que os clientes utilizem o site para adicionar seus melhores trabalhos de indexação de cores, trocando idéias, informações e dúvidas. Iremos premiar o melhor trabalho que será eleito pelos próprios internautas. Achamos que, desta forma, podemos estimular a criatividade dos nossos designers”, explica Rodrigo Andreasi, diretor comercial da Fremplast. O prêmio será um Macbook Pro 17”, que será entregue na próxima feira de serigrafia 2011, que acontecerá de 20 e 23 de, em São Paulo.

O que é indexação de cores?

Indexar cores é um termo que geralmente significa reduzir o número de cores na paleta de cores de uma imagem. O Photoshop tem uma rotina de indexação que tem sido utilizada por anos para reduzir o número de cores da paleta de gráficos destinados à internet, com a finalidade de reduzir o tamanho do arquivo. Este recurso, porém, é pouco utilizado pela serigrafia, devido a algumas limitações. Desta forma, especialistas desenvolveram processos dentro do próprio Photoshop no qual podemos realizar estampas realísticas com cores indexadas (de 04 a 12 cores), conseguindo resultados fantásticos.

A indexação de cores não é algo novo, existe há mais de 20 anos nos EUA, com o propósito de criar estampas com efeitos realísticos, proporcionando toque mais suave e partindo de uma imagem de RGB. É a técnica mais utilizada até hoje em todo o mundo.

A procura deste processo cresceu na década de 90, onde empresas criaram programas para realizar as separações de modo mais produtivo, mas muitas dificuldades surgiram no uso dos softwares. Os programas trabalhavam com rotinas de ações do programa Photoshop, onde a regra era a mesma para todas as imagens e você precisava realizar correções nos canais para alcançar um resultado melhor na estampa final.

Este processo tem sido utilizado por algumas empresas no Brasil, porém poucos se interessaram, devido às dificuldades de informações e conhecimentos técnicos dos recursos do Photoshop, já que tudo que aprendemos no uso do programa é voltado para tratamento de imagem para a área gráfica. Pouco se fala em cursos voltados para serigrafia.

Atualmente, com a evolução do próprio Photoshop, tudo ficou mais fácil. Designers especializados com habilidades no programa podem executar uma separação de cores indexadas num período médio de 1 a 2 horas.

As dificuldades também estavam no acerto das cores das tintas, como conseguir cores tão vivas sobre um tecido preto sem repiques, com toque macio, trabalhando com retículas entre 55 a 70 LPI, com telas entre 77 a 120 fios, onde querendo imprimir com alta produtividade com tintas base de água é praticamente impossível.

Porém tudo isto era possível utilizando as tintas plastisóis. Precisávamos somente unir os dois processos: tinta e separação de cores em uma única empresa com foco no seguimento. Foi assim que a Fremplast resolveu investir e trazer para o mercado o Kit Index Color, ao alcance de todas as estamparias.


Envie a um amigo

Arquivo de notícias

Akad
Genesis
Fremplast
Portofino
ANUNCIE
Portofino
ANUNCIE
ANUNCIE
ANUNCIE
ANUNCIE
Matérias Técnicas

 

Mundo Silk Sign & Brindes © 2000 - Todos os Direitos Autorais Reservados - Política de Privacidade